Guerra comercial entre China e Estados Unidos continua fazendo o dólar crescer frente ao real
Guerra comercial entre China e Estados Unidos continua fazendo o dólar crescer frente ao real| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após a forte queda na semana passada, com destaque para o cenário complicado de sexta-feira, o Ibovespa apresentou leve recuperação na manhã desta segunda-feira. Às 10h48, o índice subia 0,10%, a 97.766 pontos. Minutos depois, às 11h03, já revertia a situação e sinalizava queda de 0,17%, a 97.498. No momento, o dólar comercial registrava alta de 0,77%, chegando aos R$ 4,15 na compra e na venda.

Nesta segunda-feira, as bolsas asiáticas tiveram perdas significativas, o que pode ainda ser uma reação à guerra comercial entre Estados Unidos e China. O presidente norte-americano Donald Trump chegou a inserir um tom mais conciliatório em seu discurso pela manhã, dizendo que as negociações comerciais entre os países seriam retomadas em breve. Ainda assim, o mercado financeiro parece estar abalado com as declarações anteriores, quando Trump disse sentir vontade de declarar a disputa como questão de emergência nacional.