Bolsonaro e Paulo Guedes
Jair Bolsonaro ao lado do ministro Paulo Guedes| Foto: Marcos Correa/PR

Apesar do resultado do acumulado do ano de geração de empregos formais ainda estar negativo em 171 mil vagas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que é perfeitamente possível terminar o ano com zero perda de empregos formais. Se isso acontecer, afirmou o ministro, terá sido um ano histórico para a economia brasileira.

"Nessa recessão, que veio de fora, que nos jogou no fundo do poço, nós não perdemos o rumo, nos levantamento e estamos criando emprego com alta velocidade. Podemos chegar ao fim do ano com zero de perda de empregos no mercado formal", projetou Guedes. "Se terminarmos o ano com zero perda de empregos formais, terá sido um ano histórico para a economia brasileira", completou.

No acumulado do ano até outubro, foram fechados 171.139 postos de trabalho, resultado de 12.231.462 admissões e 12.402.601 desligamentos no período, segundo dados do Caged. O desempenho negativo é por causa da crise causada pela Covid-19 no primeiro semestre. Neste segundo semestre, o mercado formal começa a reagir. Em outubro, o Brasil bateu recorde histórico e criou 400 mil vagas formais.

Tradicionalmente, o mês de dezembro tem um forte fechamento de vagas, porém, segundo o secretário de Trabalho, Bruno Dalcomo, é possível que neste ano seja diferente, já que milhões de trabalhadores terão estabilidade garantida em virtude dos acordos de suspensão de trabalho e redução de jornada e salário fechados neste ano.