As novas estimativas do Fundo para este ano e para o próximo devem ser divulgadas nesta terça-feira (15)
As novas estimativas do Fundo para este ano e para o próximo devem ser divulgadas nesta terça-feira (15)| Foto: Bigstock

A economia global deve ter o pior desempenho em dez anos, melhor apenas que o de 2009, quando o PIB mundial encolheu 0,65%, segundo a nova projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI). Há dois anos, a economia internacional estava em alta sincronizada. Agora, continua sincronizada, mas no movimento contrário. As novas estimativas do Fundo para este ano e para o próximo devem ser divulgadas nesta terça-feira (15), com a atualização da Perspectiva Econômica Mundial, relatório divulgado regularmente em abril e outubro.

Na semana passada, a nova diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, chegou a afirmar que em 2019, espera crescimento menor em quase 90% do mundo. Igualmente sombrio é o cenário apresentado em relatório recente do G-20, formado pelas maiores economias desenvolvidas e emergentes. Segundo o documento, a atividade global deve permanecer contida nestes dois anos, com perda de impulso tanto no mundo avançado quanto na maior parte dos demais países.

A perda de impulso é atribuída, principalmente, às novas barreiras criadas no comércio entre Estados Unidos e China, ao risco de extensão do problema aos demais países e também ao cenário de insegurança. A saída, segundo Georgieva, deve envolver políticas coordenadas.