A economista Luciana Servo foi escolhida pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, para ser a nova presidente do Ipea.
A economista Luciana Servo foi escolhida pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, para ser a nova presidente do Ipea.| Foto: Helio Montferre/Ipea.

A economista Luciana Mendes Santos Servo será a nova presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão dedicado a elaborar estudos econômicos e de políticas públicas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20) pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Luciana sucederá a Erik Alencar no comando do órgão.

Ela é doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP). Luciana servo é funcionária de carreira do Ipea desde 1998 e diretora da Associação dos Funcionários do Ipea, ela será a terceira mulher e a primeira negra a comandar a autarquia.

Antes dela, o Ipea foi presidido por outras duas mulheres: Aspásia Camargo, de 1993 a 1995, e Vanessa Petrelli Corrêa, que assumiu interinamente em 2012. Com informações da Agência Brasil.