Em meio à crise do cigarro eletrônico, Philip Morris e Altria desistem de fusão
| Foto: Pixabay

A Philip Morris International e a Altria Group decidiram não continuar com as negociações para uma possível fusão entre os dois grupos. "Embora acreditássemos que a criação de uma nova empresa resultante da fusão tivesse o potencial de criar sinergias incrementais de receita e custo, não conseguimos chegar a um acordo", disse Howard Willard, presidente e diretor executivo da Altria. Tanto ele, quanto o CEO da Philip Morris, André Calantzopoulos, disseram que as empresas se concentrarão no lançamento de um dispositivo para o tabaco aquecido Iqos, nos Estados Unidos.

Quando anunciado, o acordo chegou a incrementar as ações de ambas as empresas. A Philip Morris viu suas receitas aumentarem 7%, enquanto a Altria subiu cerca de 2%. As negociações criariam um grupo com valor de mercado de aproximadamente US$ 200 bilhões.

A interrupção das conversas acontece em meio a uma crise dos cigarros eletrônicos, considerados culpados por pelo menos sete mortes. Há alguns anos, ambas as empresas têm investido na estratégia de substituição do cigarro tradicional por cigarros eletrônicos.