Empresas listadas na Bolsa reduziram investimentos em 55% em dez anos
| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Um levantamento feito pela Economatica mostrou que companhias brasileiras de capital aberto reduziram em 54,7% o volume de investimentos com modernização e ampliação na última década. O estudo analisou 221 empresas listadas na Bolsa e mostrou que o chamado capex, ou despesa de capital, caiu de um total de R$ 338 bilhões, em 2011, para R$ 153 bilhões em 2020, considerando a inflação. Os dados foram divulgados pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Para avaliar a disposição dos controladores em promover o crescimento das empresas, analistas e economistas utilizam uma relação entre o "capex" (investimento em bens de capital) e a depreciação do patrimônio das companhias. A mediana desse indicador registrou uma retração de 130 pontos percentuais, segundo os cálculos da Economatica, caindo de 219,5% em 2011 para 89,1% no ano passado. Quando o índice fica abaixo de 100% significa que o investimento não é suficiente para repor a perda de valor da empresa no tempo.

Considerando as 221 empresas do levantamento, os setores que mais reduziram o investimento em 2020 em relação ao ano anterior foram de veículos e peças, agronegócio, telecomunicações, papel e celulose e petróleo e gás.