Equipe de Guedes vê economia ‘voltando à normalidade’ e descarta auxílios em 2021
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia divulgou nota técnica nesta sexta-feira (11) para reafirmar que a economia está "voltando à normalidade" e para descartar a necessidade de novos auxílios governamentais em 2021. A secretaria afirma que os resultados dos setores da economia em outubro apontam que a economia continua se recuperando neste quatro trimestre do ano, mesmo com a redução no valor do auxílio emergencial, que caiu de R$ 600 para R$ 300, o que sinaliza que a retomada continuará no primeiro semestre de 2021 sem a necessidade de auxílios.

Entre os indicadores que mostram essa recuperação, a secretaria cita a Pesquisa Industrial Mensal, medida e divulgada pelo IBGE. A pesquisa mostra que a produção industrial cresceu em outubro pelo sexto mês seguido e que o setor já superou em 2,3% o nível de produção do período anterior à pandemia. Outro setor que conseguiu superar as perdas da pandemia foi o comércio, que apresenta crescimento de mais de 5% acima do nível de janeiro deste ano, zerando as perdas acumuladas em 2020. As estimativas da safra de grãos para 2020 também sinalizam alta de 4,4%, alcançando 252 milhões de toneladas. Já o setor de serviços, o único que apresentou recuperação mais lenta após o auge da pandemia, conseguiu crescer acima da mediana de mercado para outubro, lembra a SPE.

"Estes fortes resultados da atividade econômica para outubro, mesmo com a redução do valor do auxílio emergencial, indicam que a economia está voltando à normalidade, sinalizando que o crescimento continuará avançando no primeiro semestre de 2021 sem a necessidade de auxílios governamentais", destaca a secretaria em nota.