Comsefaz pede que deputados rejeitem PLP que tramita na Câmara para mudar forma para calcular ICMS dos combustíveis.
Comsefaz pede que deputados rejeitem PLP que tramita na Câmara para mudar forma para calcular ICMS dos combustíveis.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê Nacional de Secretários de Fazenda Estaduais (Comsefaz) divulgou nota nesta quarta-feira (13) contra a aprovação do projeto de lei complementar (PLP) 11/2020 que pretende alterar o cálculo do ICMS dos combustíveis. Os secretários avaliam que a proposta vai causar uma perda de R$ 24 bilhões para as finanças estaduais, e R$ 6 bilhões para os municípios.

Os estados argumentam que o parecer não irá mudar o valor dos combustíveis, pois não altera outros fatores que causam aumento nos preços, como mostrou o Estadão. A nota critica a proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que visa utilizar a média dos preços dos dois últimos anos para calcular o ICMS dos combustíveis.

O Comsefaz ressalta que o ambiente adequado para alterar o ICMS é a reforma tributária em tramitação no Congresso. Além disso, os secretários criticaram a política de paridade internacional de preços da Petrobras.