Preços devem começar a se reduzir pelo país
Preços devem começar a se reduzir pelo país| Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Um total de 18 estados e também o Distrito Federal anunciaram que reduziram as alíquotas do ICMS que incide sobre os preços dos combustíveis. Com isso, os preços finais pagos pelos consumidores devem começar a cair nas bombas em diferentes regiões do país. Outras medidas, como a redução de impostos federais, já têm causado efeito na redução dos valores.

Os estados que já confirmaram a redução do ICMS são Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Amazonas, além do Distrito Federal, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo. A publicação relata ainda que outros estados anunciaram que farão a redução das taxas, como Tocantins, Acre e Amazonas.

A diminuição dos impostos foi contestada judicialmente por alguns estados, que temem o efeito da medida em sua arrecadação. A postura foi contestada pelo presidente Jair Bolsonaro, que falou sobre o tema em discurso que fez em Salvador no sábado (2).