EUA aprovam primeiras licenças de vendas de tecnologia para Huawei
| Foto: John MacDougall/AFP

A administração de Donald Trump começou a emitir licenças para algumas empresas, permitindo que elas reiniciem a venda de tecnologia dos EUA para a gigante chinesa de telecomunicações Huawei, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Algumas companhias teriam começado a receber as licenças, emitidas pelo Departamento de Comércio norte-americano, na manhã desta quarta-feira (20). Algumas licenças solicitadas também foram negadas, de acordo com as fontes.

Em uma declaração por e-mail, o Departamento de Comércio confirmou que o governo Trump concedeu algumas licenças e negou outras e que aquelas que foram aprovadas autorizaram apenas "atividades limitadas e específicas que não representam um risco significativo para os interesses de segurança nacional ou de política externa do país". O departamento disse ainda que a movimentação não muda o status da chinesa, que segue na "lista negra" de empresas consideradas como risco para a segurança nacional; entretanto, permanece uma suspensão temporária de sanções por 90 dias, emitida na semana passada, para beneficiar telecomunicações rurais dependentes de equipamentos da Huawei.

Em entrevista na Fox Business News na terça-feira (19), o secretário de Comércio norte-americano Wilbur Ross disse que houve "290 e poucos pedidos" de licenças de venda de tecnologia para a China e defendeu a citada suspensão, a terceira do tipo concedida pelo governo desde que a proibição de negociações entre Huawei e empresas norte-americanas foi imposta, em maio. "Você não pode excluir a população local do serviço telefônico", disse ele.