EUA e China planejam adiar tarifas programadas para dia 15, dizem fontes
| Foto: Mark Raston/AFP

Negociadores de EUA e China estão preparando terreno para garantir o adiamento de tarifas adicionais dos EUA contra bens chineses. As taxas estão programadas para entrar em vigor no domingo (15). Segundo fontes de ambos os lados, nos últimos dias, autoridades em Washington e Pequim têm sinalizado que domingo não é a data final para fechar a chamada "fase 1" de um acordo comercial, embora o governo americano tenha definido a data para impor tarifas extras a US$ 156 bilhões em produtos chineses.

Pode haver adiamento, como aconteceu em outras oportunidades, quando os dois países estavam próximos de um acordo. O presidente dos EUA, Donald Trump, no entanto, ainda não teria tomado uma decisão final sobre o assunto, de acordo com informação da Dow Jones Newswires. Já o diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Larry Kudlow, afirmou que as tarifas adicionais programadas "ainda estão na mesa", mas admitiu que uma retirada parcial "faz parte da discussão" da "fase 1" do acordo comercial negociado.

Sobre a proximidade do prazo, o secretário do Comércio americano, Wilbur Ross, disse que o mais importante é conseguir uma negociação "apropriada" com a China. "Fechar um acordo um dia antes, no dia 15, um dia depois ou uma semana depois é muito menos importante do que obter o acordo certo", declarou Ross, em entrevista à emissora Fox Business. Ross comentou também que a "fase 1" do eventual acordo sino-americano tratará principalmente de agricultura e comércio.