As motivações para o corte seriam a escalada das tensões comerciais e a desaceleração da economia global
As motivações para o corte seriam a escalada das tensões comerciais e a desaceleração da economia global| Foto: Pixabay

A Organização Mundial do Comércio (OMC) apresentou nesta terça-feira (1), o que chamou de um "corte drástico" em sua projeção para o crescimento das transações globais de 2019. De acordo com a entidade, a expansão será de 1,2% este ano, bem abaixo da projeção apresentada apenas seis meses atrás, que era de 2,6%. As motivações para o corte, segundo eles, são a escalada das tensões comerciais e a desaceleração da economia global.

Para 2020, a instituição também diminuiu sua estimativa de crescimento do comércio, de 3%, em abril, para 2,7% agora. Os economistas da Organização alertam que os riscos negativos permanecem altos e que a projeção para o próximo ano depende de um retorno às relações comerciais "mais normais". O prognóstico da entidade é de que o Produto Interno Bruto (PIB) global suba 2,3% em 2020, abaixo das taxas de 2,6% projetadas em abril.

A OMC também ressaltou que indicadores relacionados ao comércio sinalizam uma trajetória preocupante para o comércio mundial, com base nas ordens de exportação globais e na incerteza da política econômica. O crescimento das exportações e importações diminuiu em todas as regiões e em todos os níveis de desenvolvimento no primeiro semestre de 2019.