A indústria é o setor que deve crescer mais neste ano, segundo o relatório Focus, do Banco Central.
A indústria é o setor que deve crescer mais neste ano, segundo o relatório Focus, do Banco Central.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

As projeções de bancos e consultorias para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2020 subiram pela oitava semana consecutiva. O mais recente relatório Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (14), mostra que a mediana (ponto médio) das expectativas agora é de crescimento econômico de 4,85% neste ano, ante uma previsão de 4,36% até a semana passada. Quatro semanas atrás, o crescimento esperado era de 3,45%. Há dois meses, em seu pior momento, a projeção mediana chegou a 3,02%.

Na divisão por setores, o maior crescimento é esperado para o PIB industrial (5,39%). Para serviços, a expectativa é de alta de 3,96% e, para a agropecuária, de 3,58%.

Enquanto o cenário para este ano melhorou, o mercado financeiro reduziu suas previsões para 2022. A expectativa para o PIB do próximo ano caiu de 2,31%, na semana passada, para 2,20% no relatório divulgado nesta segunda. Até março, a mediana era de alta de 2,50%.