A situação mais crítica, em termos de extensão, continua sendo a da China, com 158 focos em 32 províncias
A situação mais crítica, em termos de extensão, continua sendo a da China, com 158 focos em 32 províncias| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou, nesta sexta-feira, 27, que 6.237.897 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número indica um aumento de 317.170 animais em relação ao levantamento anterior da organização, divulgado em 20 de setembro.

A alta no número de animais eliminados deve-se, principalmente, à elevação no número de porcos descartados no Vietnã, que passou de 4,7 milhões para 5 milhões. É a pior condição quanto ao volume de animais levados ao abate sanitário. No país, segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural local, a epidemia atingiu 63 províncias desde o relato da doença.

A FAO informou também que dez novos focos da doença foram detectados no continente asiático. Dos novos casos detectados, cinco foram reportados na Coreia do Sul, quatro nas Filipinas e um na China. Com a atualização, a FAO estima 358 focos da doença espalhados pela Ásia, ante 348 do relatório anterior da organização.