Febraban Bancos Itaú Bradesco Santander
Febraban, que representa os maiores bancos privados do país, diz que não participou da elaboração de texto com ataques ao governo.| Foto: Gazeta do Povo

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota nesta segunda-feira (30) para negar que tenha participado da elaboração de texto com ataques ao governo, conforme afirmou mais cedo o ministro da Economia, Paulo Guedes. No texto, a entidade alegou que o manifesto, articulado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), pedia harmonia entre os poderes.

“Desde sua origem, a Febraban não participou da elaboração de texto que contivesse ataques ao governo ou oposição à atual política econômica. O conteúdo do manifesto pedia serenidade, harmonia e colaboração entre os Poderes da República e alertava para os efeitos do clima institucional nas expectativas dos agentes econômicos e no ritmo da atividade", diz a entidade.

A Febraban conclui a nota dizendo que não comenta decisões de seus filiados, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que manifestaram desejo de se desfiliar em reação ao manifesto.