Dólar
A alta faz parte de uma ofensiva do Fed para conter a inflação nos EUA.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, aumentou nesta quarta-feira (27) a taxa de juros em 0,75 ponto percentual. Com a decisão, a taxa de juros passará do intervalo de 1,5% a 1,75% ao ano para 2,25% a 2,5%. Após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), o Fed sinalizou que poderá continuar elevando a taxa nas próximas reuniões.

"A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios entre oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia, e pressões mais amplas sobre os preços", diz um trecho do comunicado divulgado pelo Fomc.

A nova alta faz parte de uma ofensiva para conter a inflação nos EUA, que está em cerca de 9,1%, no maior patamar dos últimos 40 anos. Em junho, o banco central americano já havia determinado uma alta de 0,75 p.p., maior valor desde 1994. O Fed ressaltou que decisões sobre uma eventual nova alta de juros dependerão das “perspectivas econômicas” dos Estados Unidos que serão divulgadas nos próximos meses.