fed
O presidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome Powell, em coletiva de imprensa depois que o Fed concordou em aumentar as taxas de juros em meio ponto percentual| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, elevou em 0,5 ponto percentual as taxas de juros no país, o maior aumento desde 2000. Com isso, o intervalo da meta ficará entre 0,75% e 1%. Este é o segundo aumento de juros consecutivo nos EUA, em um esforço do Fed para conter a inflação no país, que está no pior nível em 40 anos.

Um comunicado da instituição, divulgado nesta quarta-feira (4) após reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), considera que a invasão russa à Ucrânia está "causando enormes dificuldades humanas e econômicas". "As implicações para a economia dos EUA são altamente incertas", avalia o Fed.

A nota diz ainda que "a invasão e os eventos relacionados estão criando uma pressão ascendente adicional sobre a inflação e provavelmente pesarão sobre a atividade econômica. Além disso, os bloqueios relacionados à Covid-19 na China provavelmente exacerbarão as interrupções na cadeia de suprimentos".