Paulo Guedes FMI
Paulo Guedes, ministro da Economia| Foto: Edu Andrade/Ascom/Ministério da Economia.

O escritório de representação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Brasil, sediado em Brasília, vai encerrar as atividades em 30 de junho de 2022, após um acordo com o governo Bolsonaro.

Segundo o Ministério da Economia, a representação no Brasil estava obsoleta. Em nota divulgada por “O Globo”, o ministério afirma que o FMI mantém escritórios apenas em países com os quais tem um programa ativo. “No caso brasileiro, o último acordo firmado com o FMI ocorreu em 2002 e foi pago antecipadamente em 2005.”

A decisão vinha se formando há meses. O pivô foi a divulgação de uma estimativa, no ano passado, que projetava uma queda de mais de 9% no PIB por causa da Covid. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda foi de 3,9%. “Melhor fazerem previsões em outro lugar”, disse o ministro Paulo Guedes.

Outro fator que teria pesado, segundo o jornal carioca, foram as declarações do ex-presidente do BC e futuro diretor do Fundo para o Hemisfério Ocidental, Ilan Goldfajn, em que criticou o governo e falou que os investidores já saíram do país.