Investimentos
Além do contexto global de desaceleração da economia, a alta na inflação também pressionou o resultado do Brasil nas projeções.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1,5% para 0,3% em 2022.  A previsão anterior tinha sido feita em outubro. Os dados constam no relatório do FMI divulgado nesta terça-feira (25) com as novas projeções para a economia mundial. A projeção para 2022 aponta que o Brasil deve ter o menor crescimento de um grupo de 26 países analisados.

A instituição também prevê uma expansão lenta em 2023, com crescimento de 1,6%, ante 2% previstos no relatório anterior. A estimativa para o PIB brasileiro em 2021 também foi reduzida de 5,2% para 4,7%. Além do contexto global de desaceleração da economia, a alta na inflação também pressionou o resultado do Brasil nas projeções, segundo o FMI.

O Banco Central tenta conter a inflação subindo a taxa básica de juros, a Selic. Em 2021, a Selic atingiu 9,75% em dezembro. No fim do ano passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou as projeções do FMI sobre o país. O escritório de representação do FMI no Brasil, sediado em Brasília, vai encerrar as atividades em 30 de junho de 2022, após um acordo com o governo Bolsonaro.