A França vai introduzir uma nova cobrança sobre as passagens aéreas a partir do ano que vem. O objetivo é usar a receita para financiar alternativas amigáveis ao meio ambiente, como disse nesta terça-feira (9) a ministra dos Transportes do país, Elisabeth Borne.

A "ecotaxa", que custará entre 1,50 e 18 euros, será aplicada à maioria dos voos decolando da França. As exceções serão voos domésticos para a Córsega e os territórios ultramarinos franceses e para conexões de voos que passem pelo país. A cobrança não valerá para voos que tiverem a França como destino.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), que favorece um sistema que permita a companhias aéreas compensar suas emissões ao pagar por esforços de redução de carbono em outras áreas, chamou a cobrança nas passagens de "mal orientada". Anthony Concil, porta-voz da IATA, advertiu que, em vez de ajudar as companhias a investirem em combustíveis menos poluentes e em tecnologia, a cobrança poderá ferir a indústria de aviação francesa e ameaçar postos de trabalho.