A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.| Foto: Reprodução/Facebook/Gleisi Hoffmann

A deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, disse que o partido estuda "reconstruir" o sistema previdenciário público caso o ex-presidente Lula seja eleito para um novo mandato.

Segundo ela, o sistema teria sido "destruído" pela reforma da Previdência, aprovada em 2019, no governo de Jair Bolsonaro, e pela reforma trabalhista, aprovada em 2017, na gestão de Michel Temer.

"O PT realiza estudos para 'reconstruir' em eventual novo mandato de Lula o sistema previdenciário público, destruído em parte pela reforma da Previdência, de Jair Bolsonaro, e pela reforma trabalhista de Michel Temer", escreveu Gleisi no Facebook.

Em janeiro, Lula e Gleisi deram declarações sugerindo uma revisão ou mesmo revogação da reforma trabalhista, o que é visto como retrocesso por empresários.

Na quarta-feira (2), na abertura dos trabalhos do Congresso, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que jamais tentará "anular a reforma trabalhista. "Também nunca virei aqui para anular a reforma trabalhista aprovada por esse Congresso, afinal os direitos trabalhistas continuam intactos no artigo 7.º", disse.