Gol e avianca
Aeronave da Gol no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR)| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

As companhias aéreas GOL e Avianca anunciaram nesta quarta-feira (11) a criação do Grupo Abra, holding que vai controlar a operação das duas empresa e pretende se tornar líder no setor de transporte aéreo na América Latina. Em comunicado ao mercado, a Avianca disse que tanto ela como a GOL "vão manter suas marcas, talentos, equipes e cultura de forma independente, ao mesmo tempo em que se beneficiarão de maiores eficiências e investimentos sob propriedade comum".

De acordo com Avianca, a criação do Grupo Abra, que terá sede no Reino Unido, é resultado de um "acordo histórico" entre seus principais acionistas e o controlador da GOL, uma transação que está sujeita às habituais aprovações regulatórias.

A Avianca, que em 29 de abril anunciou um acordo de integração com a Viva Air, disse que "o Grupo Abra também terá 100% dos direitos econômicos para as operações da Viva em Colômbia e Peru, mas não a controlará, e contará com um crédito conversível em um investimento representando uma participação minoritária na Sky Airline, do Chile".

Na estrutura do conglomerado, Roberto Kriete, principal acionista da Avianca e presidente do conselho, ocupará a mesma posição no Grupo Abra, enquanto Constantino de Oliveira Junior, presidente do conselho da GOL, será CEO da nova empresa. Adrian Neuhauser, atual presidente da Avianca, e Richard Lark, atual diretor financeiro da GOL, vão manter os cargos nas companhias aéreas.