Foto: AFP
Google pushes deep into hardware with new Wifi, Chromecast, Home, and Pixel smartphone devices at a press event in San Francisco, California on October 4, 2016 / AFP PHOTO / Glenn CHAPMAN| Foto: AFP

A gigante da tecnologia Google anunciou nesta segunda-feira (5) que até 2022 todos os produtos de hardware da marca serão fabricados a partir de materiais reciclados. Para dois anos antes, a companhia ainda planeja que as remessas deles sejam neutros em emissão de carbono. As ações fazem parte da estratégia do Google de repensar o design dos seus produtos, tendo como foco a sustentabilidade.

"Algumas pessoas pensam que design é sobre fazer coisas bonitas. Na verdade, design é sobre resolver problemas da humanidade. E a sustentabilidade é provavelmente o problema mais importante dos nossos tempos", disse Ivy Ross, líder da equipe de hardware do Google, em entrevista à "Fast Company".

Desta forma, os designers deverão trabalhar no desenvolvimento de produtos que durem mais, usem materiais sustentáveis e sejam fáceis de desmontar, tendo em mente a reciclagem deles. A linha de hardware do Google contempla o celular Pixel, os Pixelbooks e Google Nest. Os dispositivos Chromecast e Google Home já são produzidos a partir de materiais reciclados, segundo a companhia.