Revisão mensal do auxílio emergencial
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal atingiu nesta quinta-feira (15) a marca de 1 mil serviços públicos digitalizados em menos de dois anos. Hoje, 81,2 milhões de pessoas fazem uso de algum serviço on-line, como Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito e aplicativo do Auxílio Emergencial. A economia prevista com a digitalização desses mil serviços é de cerca de R$ 2 bilhões por ano, sendo R$ 1,5 bilhão para a população e cerca de R$ 500 milhões para a União. A pandemia de Covid-19 fez com que o governo acelerasse a digitalização nos últimos meses, já que parte da população ficou impossibilitada de sair de casa ou receber atendimento presencial em agências. “Houve a priorização daqueles serviços que, digitalizados, evitariam mais aglomerações e que, na prática, beneficiaram os públicos mais vulneráveis", explica o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, em nota. A meta chegar a 100% (3,8 mil) de serviços digitalizados até o fim de 2022, o que pode gerar uma economia de R$ 38 bilhões em cinco anos.