Governo dos EUA revê para baixo projeção da safra de soja deste ano
| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta segunda-feira (12) um novo relatório sobre a safra americana, reduzindo a estimativa de produção da soja no país. Na última previsão, publicada em julho, o governo falava de uma safra estimada em 104,64 milhões de toneladas. O relatório de agosto, no entanto, reviu a projeção para 100,16 milhões de toneladas – uma quebra de 19% em relação à safra de 2018, quando foram produzidas 123,66 milhões de toneladas.

A culpa pelo menor volume produzido recaiu sobre o clima. “Chuvas significativas continuaram durante o mês de julho em várias áreas, incluindo as planícies do Norte e no Meio-Oeste, mas a precipitação diminuiu para a metade Sul das planícies e porções central e oriental do Cinturão do Milho”, diz um trecho do relatório. O período de seca e forte calor também afetou a produtividade, com aumento do estresse hídrico em quase metade das lavouras de alguns estados, segundo o USDA. “A estiagem de curto prazo também afetou negativamente as culturas de verão em partes do Cinturão, especialmente em áreas onde o milho e a soja foram plantados muito tarde e têm sistemas radiculares mal estabelecidos”, afirma o Departamento de Agricultura.

A área plantada da oleaginosa no ciclo 2019 também caiu, de 36 milhões de hectares em 2018 para 31 milhões de hectares neste ano. Os estados de Illinois e Iowa seguem como os principais produtores de soja nos EUA. Já o preço da soja para esta safra segue na estimativa de US$ 8,4 por bushel.