Petrobras
Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro| Foto: André Coelho/EFE

O conselho de administração da Petrobras esteve reunido na quarta-feira (25) e decidiu que a indicação de Caio Mario Paes de Andrade para a presidência da estatal será submetida ao processo de governança interna. A decisão deve atrasar a realização da Assembleia Geral Extraordinária que irá escolher os novos membros do conselho da empresa. Em nota, a Petrobras afirma também que ainda não recebeu da União, acionista majoritário da empresa, a lista de candidatos indicados ao colegiado.

“Em razão de o Sr. José Mauro Ferreira Coelho ter sido eleito pelo sistema do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária de 13 de abril de 2022, e de a sua destituição, caso aprovada na AGE, acarretar a destituição dos demais membros do Conselho eleitos pelo mesmo processo, a convocação da nova AGE pressupõe o envio das indicações dos demais sete membros para o Conselho de Administração e a manifestação do Comitê de Pessoas acerca do enquadramento dos indicados aos requisitos e às vedações legais, regulamentares e estatutárias”, diz a empresa em nota.

Após a conclusão dessas etapas, o colegiado deve se reunir novamente para decidir sobre a convocação da assembleia e deliberar sobre a destituição de José Mauro Ferreira Coelho do cargo de membro do conselho de administração da Petrobras que, caso seja aprovada, demandará a eleição de oito novos membros do Conselho de Administração da Petrobras e a eleição do novo presidente do conselho.

“A Petrobras esclarece ainda que todas as suas Assembleias Gerais estão sujeitas ao prazo mínimo de 30 dias entre a convocação e a realização, em razão de ser emissora de ações que servem de lastro para American Depositary Receipts (ADRs)”, diz o comunicado da estatal.