Governo lançou um pacote de medidas de desburocratização na área trabalhista chamado de Descomplica Trabalhista.
Governo lançou um pacote de medidas de desburocratização na área trabalhista chamado de Descomplica Trabalhista.| Foto: Ana Volpe/Agência Senado

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) medidas de desburocratização para a área trabalhista. Chamado de Descomplica Trabalhista, o pacote inclui mudanças no eSocial, programa em que são prestadas informações ao governo por empregadores, a revisão de uma norma de segurança do trabalho para o setor agrícola (NR31) e a revogação de 48 portarias da área consideradas obsoletas.

Em cerimônia do Palácio do Planalto, o secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, disse que o governo está revisitando todo o acervo trabalhista para facilitar a vida dos empregadores. "Revogamos hoje 48 portarias inúteis e que atrapalham quem quer empreender no país", afirmou.

Em relação ao eSocial, Bianco afirmou que foram simplificadas a exigência das informações trabalhistas que devem ser prestadas pelos empregadores. "Teremos o fim da prestação de informações duplicadas, ficando apenas com as informações essenciais. Estamos simplificando a vida dos empresários", completou.