Caminhões estão sendo impedidos de passar em rodovias do Paraná (imagem ilustrativa).
O projeto deve favorecer também os caminhoneiros autônomos, pessoa física, que teriam os mesmos benefícios para o financiamento de um novo veículo, desde que o antigo seja retirado de circulação.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Em meio ao aumento da insatisfação dos caminhoneiros com a disparada no preço do diesel, que já subiu 37% neste ano, o governo federal prepara um programa direcionado para a categoria. O projeto prevê benefícios como crédito de valores próximos ao de mercado e um bônus para que caminhoneiros autônomos troquem os caminhões antigos, mesmo em mau estado de conservação, por um veículo novo ou seminovo. Os caminhões antigos virariam sucata. O projeto contemplaria também os motoristas de ônibus e micro-ônibus e incluiria outras demandas da classe. As informações são do jornal O Globo. O pacote contemplaria as medidas anunciadas em maio pelo governo federal.

O modelo deve favorecer também os profissionais autônomos, pessoa física, que teriam os mesmos benefícios para o financiamento de um novo veículo, desde que o antigo seja retirado de circulação. O objetivo é substituir as frotas em circulação nas estradas por veículos mais novos e, com isso, aumentar a produtividade, segurança e eficiência logística no setor de transportes do país.

Outra vantagem do programa seria o perdão das dívidas dos profissionais que aderissem ao projeto. Os veículos que tivessem a baixa definitiva do registro teriam a remissão de débitos não tributários com órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).