Bancos Itaú Bradesco Santander
| Foto: Gazeta do Povo

Os grandes bancos privados (Bradesco, Itáu e Santander) fecharam cerca de mil agências e cortam 11 mil vagas de trabalho em 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e à crescente onda de digitalização de serviços bancários. Os números estão bem superiores em relação ao ano passado, quando esses mesmos bancos encerraram 430 agências e cortaram sete mil vagas, segundo apuração do Estadão.

Entre as instituições estatais, o Banco do Brasil tem seguido de perto a tendência de Itaú, Santander e Bradesco. Nos 12 meses encerrados em setembro, o BB fechou 227 agências, enquanto abriu 56 pontos que classifica como unidades especializadas.

Na outra mão, está a Caixa Econômica Federal. Ainda que o Caixa Tem, aplicativo de celular usado para distribuição do auxílio emergencial, seja um passo em direção à digitalização, o banco não tem seguido a tendência de encerramentos. Ao fim do primeiro semestre, a Caixa tinha 53,7 mil pontos de atendimento, número praticamente estável em relação ao mesmo período de 2019.