Privatização dos Correios: estatal é a primeira da lista; projeto deve ser enviado ao Congresso na próxima semana.
Projeto enviado ao Congresso abre caminho para privatização dos Correios.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em entrevista aos jornais El Mundo e Expansión transmitida nesta sexta-feira (19), o ministro da Economia, Paulo Guedes, convidou as empresas espanholas a participarem da disputa pelo controle acionário dos Correios. Ele disse que até já conversou com uma empresa espanhola sobre isso, mas não citou o nome.

"O Postali de vocês aí ainda é estatal. Pode vir aqui e disputar o controle do nosso Correios", disse Guedes. A estatal responsável pela prestação de serviços postais na Espanha se chama Correos. Postali é o nome dado para a previdência complementar dos nossos Correios. "Eu até já falei com uma empresa de vocês, espanhola, em relação a isso [privatização dos Correios brasileiro]", completou.

O governo espera lançar o edital de privatização dos Correios até o fim do ano. Para isso, depende da aprovação de um projeto de lei que cria um marco legal para o setor no Brasil. Esse projeto já foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, mas ainda não começou a tramitar.

Durante a entrevista, Guedes reforçou que o Brasil é "a maior fronteira de investimentos do mundo". Ele disse que há no Brasil oportunidades em todas as áreas, como telecomunicações, gás natural, petróleo, cabotagem, ferrovias, turismo e economia digital. "Sabemos que o futuro é verde e digital, venham investir num mercado de 200 milhões de brasileiros."