O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta sexta-feira (23) em sessão solene do Senado Federal a redução em 10% da Tarifa Externa (TEC) do Mercosul, bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele também pediu liberdade para os países-membros negociarem acordos comerciais individualmente. As mesmas ideias já foram defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em março, durante reunião de cúpula do Mercosul para comemoração dos 30 anos do Tratado de Assunção.

"Até compreendemos a situação de membros que podem ter dificuldades de baixá-la no momento, mas gostaríamos de propor um movimento [de redução]. Fizemos uma proposta de redução de apenas 10% [da TEC]. Se vc tem um produto com tarifa 30% e você reduz 10%, você reduz apenas para 27%, isso não machuca ninguém", defendeu o ministro.

Sobre acordos comerciais, Guedes pediu flexibilização das regras dos bloco para que os países-membros possam fazer negociações sozinhos. "Precisamos flexibilizar os acordos comerciais, deixar que um membro consiga ter acordos comerciais como se fosse pioneiro. Deixa ele fazer, se for bom, os demais membros avançam. Se não for bom, não avança", explicou.

O ministro participou da sessão "Mercosul: avanços, desafios e perspectivas", que celebrou os 30 anos do Tratado de Assunção, documento que fundou o bloco comercial. O debate foi conduzido pelo senador Fernando Collor (PROS-AL).