Paulo Guedes, ministro da Economia
Paulo Guedes, ministro da Economia| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (9) que o governo pode apresentar uma versão "mais enxuta" da proposta de aumento do imposto de renda sobre os super-ricos e redução dos impostos cobrados sobre as empresas para destravar a reforma tributária no Senado.

"A hora é agora. Já aprovamos essa reforma na Câmara [dos Deputados], ela está travada no Senado. Podemos fazer uma versão mais enxuta, tributando os super-ricos e reduzindo o imposto sobre as empresas", disse Guedes. A declaração do ministro foi feita durante o lançamento do Monitor de Investimentos. A nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem o apoio financeiro do governo do Reino Unido, por meio de um fundo dedicado ao desenvolvimento sustentável.

Na plataforma ficarão disponíveis dados e projeções sobre a economia brasileira e os planos de desenvolvimento para os setores como os de infraestrutura, energia, conectividade e saneamento. A ideia é que a ferramenta traga o detalhamento e a avaliação sobre a sustentabilidade de todos os projetos de parceria público-privada existentes no Brasil.

No evento, o ministro defendeu ainda o fim de toda tributação sobre a indústria "para permitir que o Brasil, que tem todas as matérias-primas, seja uma potência mundial". Ele disse que o governo já segue nesse caminho, e mencionou a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), promovida via decretos publicados no fim do mês passado.

Na última sexta-feira (6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu parte da redução do IPI, atendendo ao pedido do partido Solidariedade. A legenda alegou que a redução do IPI em todo o país para produtos que também são produzidos na Zona Franca de Manaus prejudicaria a vantagem competitiva e o desenvolvimento da região. Com informações da Agência Brasil.