O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Marcos Correa/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (10) que o "barulho" político causado pela crise institucional pode desacelerar o crescimento da economia do país. No entanto, o ministro considera que a "rota errada" foi interrompida.

"A pergunta é se poderia todo esse barulho sobre instituições e democracia atrapalhar essa bem posicionada economia. Minha resposta é: isso poderia gerar muito barulho, isso poderia desacelerar o crescimento, mas não mudaremos a direção [na economia]. Interrompemos a rota errada. Estamos de volta aos negócios", disse o ministro. A informação foi divulgada pelo portal G1.

Guedes participava de um evento promovido pelo banco Credit Suisse transmitido pela internet quando fez a declaração. Após uma série de críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que se aprofundaram nos discursos dos atos de 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro recuou.

Nesta quinta-feira (9), o chefe do Executivo divulgou uma "declaração à nação" e disse que não tem "intenção de agredir" os Poderes. A iniciativa diminuiu a percepção de insegurança política do mercado financeiro, que reagiu bem logo após a divulgação da carta.