Paulo Guedes, ministro da Economia
“Se anunciarmos que fomos para o novo mercado, o valor da companhia (Petrobras) vai aumentar substancialmente”, afirmou Guedes.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na terça-feira (7) que a Petrobras não está na lista de privatizações “nesse primeiro governo”. A declaração aconteceu durante um painel sobre as perspectivas e riscos para a economia do Brasil em 2022 no evento GZERO Summit LatAm 202.

Segundo Guedes, o tema deve ser debatido futuramente e será usado durante a campanha eleitoral de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. “Todos sabem que sou a favor de privatizar todas, mas o presidente separou”, afirmou Guedes. Segundo ele, foi encaminhada ao presidente a sugestão de levar a estatal para o novo mercado, processo semelhante ao que ocorreu com a Eletrobras.

“Se anunciarmos que fomos para o novo mercado, o valor da companhia vai aumentar substancialmente”, afirmou o ministro. Guedes voltou a sugerir que os recursos levantados com a desestatização poderiam ser transferidos aos programas sociais do governo. “Podemos fazer muita transferência para a população pobre. Com esses recursos, 80%, 75% abatemos dívida, e o resto distribuímos para a população”, afirmou.