O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta segunda-feira (25) a privatização da Petrobras e disse que a estatal "vai valer zero daqui a 30 anos". Guedes participou da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Crescimento Verde nesta tarde ao lado do presidente Jair Bolsonaro e outros ministros. As informações foram divulgadas pelo Estadão.

"O presidente Bolsonaro falou que estudaria o que ia fazer com a Petrobras. Afinal de contas, se estamos com crise hídrica e tivemos escândalo de corrupção, são 30 a 40 anos de monopólio no setor elétrico e no setor de petróleo. E, se daqui a 10 ou 20 anos, o mundo inteiro migra para hidrogênio e energia nuclear, abandonando o combustível fóssil. A Petrobras vai valer zero daqui a 30 anos. E deixamos o petróleo lá embaixo com uma placa de monopólio estatal em cima", disse.

O ministro afirmou que é necessário agilizar a extração de petróleo e gás natural para converter os lucros em investimentos. Guedes ressaltou que as ações da estatal subiram mais de 6% após Bolsonaro dizer que iria avaliar uma proposta para privatizar a empresa. "Em mais duas ou três semanas, são R$ 15 bilhões criados. Isso não existia, não é tirar do povo. É uma riqueza que estava destruída, bastou o presidente dizer que ia estudar que o negócio saiu subindo. Não dá para dar R$ 30 bilhões para os mais frágeis [no Auxílio Brasil]?", questionou Guedes.