Para Guedes, as consequências causadas pela guerra na Ucrânia fizeram o Brasil se firmar como uma solução na segurança alimentar e energética mundial.| Foto: Du Andrade/Ascom/ME
Ouça este conteúdo

O ministro da Economia Paulo Guedes declarou que a União Europeia demonstrou ter retomado o interesse em negociar um acordo comercial com o Mercosul, negociações que estão paralisadas há 20 anos. Segundo ele, representantes europeus afirmaram que há uma disposição em avançar as conversas sobre o tema e que elas estão mais concretas e fluídas. Guedes deu as declarações na noite de quinta-feira (21), em Washington. O ministro está nos Estados Unidos para a reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que estão sendo realizadas entre 18 a 24 de abril de 2022.

De acordo com o ministro, as conseqüências causadas pela guerra na Ucrânia fizeram o Brasil se firmar como uma alternativa para o resto do mundo. “O Brasil é do bem. Somos contra a guerra”, disse Guedes. Para ele, no atual contexto global, o país se firmou como peça-chave para o mundo em questão de segurança alimentar e energética e que pode ser um destino seguro para os investidores.

Guedes afirmou ainda que, desde o início de governo, o Brasil nunca foi tão bem percebido no mundo como agora, nesta mais recente edição da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). “O Brasil está sendo tratado de forma diferente, e muito melhor, nesses fóruns”, apontou o ministro, sobre mais um indicador da melhora da percepção internacional sobre o país.

Publicidade

O ministro destacou também os esforços brasileiros para ampliar a inserção do país na economia mundial e, dentro desse contexto, destacou a importância do avanço no processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Lembrou também da retomada das negociações.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]