Paulo Guedes participou de live com representantes da Fiesp
Paulo Guedes participou de live com representantes da Fiesp| Foto: Reprodução/YouTube

Falando a empresários, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, na manhã desta quarta-feira (23), que pretende chegar a uma redução de 10 pontos porcentuais no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) em quatro anos. A condição seria a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022.

Uma proposta a ser encaminhada pelo governo ao Congresso nesta semana como parte da reforma tributária já deve incluir a diminuição da alíquota em cinco pontos porcentuais em dois anos. “Vamos baixar o imposto de renda das empresas em cinco pontos – 2,5 mais 2,5 [ao ano]. Se o presidente for reeleito e o programa seguir, é mais 2,5 e mais 2,5”, disse, em uma videoconferência com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Nós achamos que o imposto de pessoa jurídica tem que ser no máximo de 25%. A média mundial está em torno de 22%. Países social-democratas foram até trinta e poucos, e o Brasil chegou a 34%, 35%. Queremos sair em 25%. Em quatro, cinco anos, reduzindo 2,5 [ao ano], vamos chegar.”

Os 34% a que Guedes se refere incluem uma alíquota de até 25% de IRPJ, além de 9% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).