Ministro Paulo Guedes.
Ministro Paulo Guedes.| Foto: Marcos Correa/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre veio abaixo do esperado, mas disse que, mesmo assim, o sinal é de que a economia está se recuperando em V (forte recuperação após queda abrupta). As declarações foram feitas a jornalistas nesta quinta-feira (3), quando o ministro chegou ao prédio da Economia para cumprir sua agenda.

"A economia está voltando em 'V'. Houve revisões de trimestre anteriores que previam um crescimento acima. [O resultado do terceiro trimestre] veio um pouco abaixo do esperado, mas o fato é que a economia está voltando", disse Guedes. O PIB cresceu 7,7% no terceiro trimestre deste ano na comparação sobre os três meses anteriores, segundo dado divulgado pelo IBGE. O resultado ficou abaixo dos 8,3% previstos pelo Ministério da Economia e das medianas do mercado financeiro.

Em nota técnica divulgada no início da manhã, o governo classificou como robusto o crescimento de 7,7% do PIB, mas não comentou o fato de o resultado ter vindo abaixo do projetado.