Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes| Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo deve anunciar em breve uma medida que vai permitir cobrar no Imposto de Renda (IR) uma taxa pela valorização dos imóveis. Em live realizada na sexta-feira (12) pelo site Jota, o ministro disse que é melhor atualizar o valor dos imóveis regularmente e pagar cerca de 3% a 4% referente ao montante da valorização do imóvel naquela ano do que pagar 15% de IR sobre todo o ganho de capital de uma única vez, quando for feita a venda da propriedade.

Atualmente, não é possível atualizar o preço do imóvel de acordo com o valor de mercado na declaração do Imposto de Renda. Assim, no momento da venda, o contribuinte paga uma taxa (entre 15% e 22,5%) sobre a diferença entre o preço de quando foi comprado e o valor pelo qual o imóvel foi vendido, o chamado lucro imobiliário.

A ideia de Guedes é permitir uma atualização do valor do imóvel e já cobrar uma taxa de 3% ou 4% sobre o aumento do preço do imóvel. A proposta seria vantajosa para os proprietários de imóveis e representaria mais receita para os cofres públicos nos próximos anos.