Guedes vê potencial de criação “imediata” de 2 milhões de empregos com BIP
| Foto: Edu Andrade/ Ascom ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (25) que o governo vê potencial de criação de 2 milhões de empregos "rapidamente" com o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP), iniciativa que está sendo gestada para qualificar e incluir jovens "nem-nem" – aqueles que não estudam nem trabalham – no mercado de trabalho formal. A declaração foi dada em evento online do banco BTG Pactual.

Com foco na geração de empregos alinhada à qualificação profissional, sob um modelo de estágio técnico, a União bancaria uma “bolsa” de até R$ 300 por jovem. O valor seria complementado pela empresa que o contratasse, também responsável por qualificá-lo por meio de cursos, no que deve ser chamado de Bolsa de Incentivo à Qualificação (BIQ).

Segundo o titular da Economia, empresas têm demonstrado interesse na iniciativa. O programa é tido como porta de entrada para a Carteira Verde e Amarela, plano da equipe econômica para reformular regras trabalhistas e retirar encargos sobre a folha de pagamento.