Trigo
O trigo é uma das commodities agrícolas mais expostas ao conflito no Leste Europeu, já que tanto a Rússia quanto a Ucrânia estão entre os maiores exportadores internacionais.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os preços do trigo subiram mais de 5% nesta terça-feira (28) e atingiram o patamar mais alto desde 2008 nos mercados dos Estados Unidos, em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia. Os contratos futuros de trigo, que já haviam tido fortes altas nos últimos dias, continuaram superaram a marca de US$ 9,84 por bushel (cerca de 27 quilos) na bolsa de referência agrícola nos EUA, a de Chicago.

Segundo analistas do mercado, o trigo é uma das commodities agrícolas mais expostas ao conflito no Leste Europeu, já que tanto a Rússia quanto a Ucrânia estão entre os maiores exportadores internacionais. Combinados, Rússia e Ucrânia produzem cerca de um quarto de todo o trigo cultivado no mundo.

A ONU e outras organizações já advertiram que a guerra pode ter um grande impacto sobre o abastecimento mundial de alimentos, especialmente nas nações mais carentes. O Programa Mundial de Alimentos (PMA), que apoia países em risco de fome, compra da Ucrânia mais da metade da quantidade de trigo que estoca, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em um discurso nesta terça-feira.