IR-imposto-renda-celular
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil| Foto:

A Receita Federal deve abrir às 9h desta quinta-feira (8) a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. A consulta é divulgada com uma semana de antecedência em relação à data do depósito do lote, que será realizado no próximo dia 15. O número de contribuintes e o montante total que será injetado na economia ainda não foram divulgados pelo governo.

A restituição será liberada para quem fez a declaração do IR até 6 de abril e não teve nenhuma inconsistência nos dados. Também está previsto o pagamento para quem caiu na malha fina entre os anos de 2008 e 2018 e já retificou os dados.

O valor da restituição pode ser consultado pelo site da Receita Federal, informando CPF e data de nascimento do contribuinte. Também é possível acessar o aplicativo Pessoa Física, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS - no app é possível ativar uma notificação para quando o dinheiro for liberado, caso a restituição ainda não tenha saído. Outra possibilidade é ligar para o Receitafone, no número 146.