Construção de prédio em Curitiba
Construção em Curitiba durante pandemia da Covid-19| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A multinacional franco-suíça LafargeHolcim vai vender suas operações no Brasil. A empresa é a terceira maior produtora do país, atrás de Votorantim e Intercement, em termos de capacidade instalada, segundo dados de 2017. No mercado brasileiro a empresa atua com as marcas Mauá e Montes Claros (varejo) e Holcim (grandes clientes). O banco Itaú BBA foi contratado para conduzir o processo de venda.

A LafargeHolcim é um grupo global do setor de materiais de construção, que tem aproximadamente 70 mil funcionários em cerca de 70 países. No Brasil, são hoje cerca de 1,4 mil trabalhadores com operações de cimento, concreto e agregados, além de área administrativa. O grupo é líder global, e a fusão entre a Lafarge e a Holcim ocorreu em 2014.

A saída do grupo acontecerá apesar de o mercado de construção civil viver um momento positivo no Brasil. Caso seja confirmada a saída, a LafargeHolcim se juntará ao grupo de multinacionais que anunciaram o fechamento de fábricas no Brasil este ano. Em janeiro, a Ford informou que encerraria sua produção e, em março, a japonesa Sony anunciou o fechamento da fábrica na Zona Franca de Manaus, após 48 anos.