huawei-5g
Logomarca da chinesa Huawei: EUA pressionam Brasil a banir empresa chinesa do leilão de infraestrutura para a tecnologia 5G.| Foto: Stefan Wermuth/AFP

O leilão do 5G pode parar na Justiça caso o governo federal decida impedir a chinesa Huawei de participar da disputa para fornecer a tecnologia. As principais empresas de telecomunicações do Brasil, contrárias a qualquer restrição a fabricantes, já sinalizaram a possibilidade caso o veto se concretize, diz O Globo.

A Huawei é responsável atualmente por fornecer quase metade da infraestrutura das empresas que operam o 4G e o 3G no Brasil, segundo o jornal. Segundo as empresas, caso o governo proíba a companhia chinesa de fornecer equipamentos ao Brasil, as teles terão que investir mais recursos para montar a estrutura da nova tecnologia. Sob esse argumento as empresas ameaçam acionar o Judiciário pedindo indenização do governo federal.

Os Estados Unidos pressionam para que países como o Brasil vetem a Huawei na rede 5G. O leilão, no entanto, está previsto para ocorrer em 2021. Ainda não há definição por parte do governo sobre as concorrentes.