Ana Theresa Borsari e Renato Freitas
Ana Theresa Borsari e Renato Freitas| Foto: Gazeta do Povo

A liberdade e a diversidade são essenciais para o desenvolvimento de uma startup, de acordo com Renato Freitas, cofundador da 99 e fundador da Yellow. No evento Cubo Conecta, realizado pelo Cubo Itaú nesta sexta-feira, 20, o empreendedor garantiu que a única maneira de garantir uma equipe com pessoas criativas é dar autonomia a elas. “Liberdade para errar é a chave de sucesso de uma startup”, assegurou.

Freitas defendeu a alta tolerância ao erro como um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa. “Para ser criativo, você tem que errar muitas vezes até acertar”, disse. Dentro desse pensamento, segundo ele, a diversidade é o que faz as visões se ampliarem. “Isso aconteceu muito na 99. As pessoas de diferentes países, línguas, raças e gêneros traziam pontos de vistas tão maiores que acabávamos chegando a conclusões de forma mais rápida. Enxergamos melhor os problemas”.

Também participante do painel, a country manager da Peugeot Brasil, Ana Theresa Borsari, chamou atenção para a importância de líderes que se adaptem às novas tendências. “Pensamos em líderes 4.0, que entendam que os jovens empreendedores não pensam só em dinheiro, mas no que está construindo para o mundo”.