CEO do Facebook, Mark Zuckerberg
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante palestra no F8 Summit, na Califórnia.| Foto: Josh Edelson/AFP

A Libra Association, criada para gerenciar a moeda virtual idealizada pela companhia de Mark Zuckerberg, nem foi oficialmente lançada e já perdeu um quarto de seus integrantes. Inicialmente com 28 empresas fundadoras, o grupo agora conta com 21 de seus membros originais.

A saída mais recente foi da Booking Holdings, de viagens on-line e única grande empresa de capital aberto que ainda restava no projeto. Engordam a lista de abandonos anteriores nomes do calibre de Visa, Mastercard, eBay e PayPal. Diante das partidas, a Libra disse que mais de 1.500 empresas manifestaram interesse em ingressar na associação e que a moeda não será lançada até satisfazer as preocupações dos reguladores (os planos originais prometiam lançamento em 2020).

A criptomoeda passou por intenso escrutínio de legisladores e reguladores assim que o Facebook anunciou o projeto, com alertas de que poderia ser usada por criminosos se não fosse monitorada adequadamente. Autoridades de alguns países, incluindo Alemanha e França, anunciaram que baniriam a moeda, alegando preocupação com a política monetária, entre outras.