O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
“Queremos saber o que aconteceu com o gasoduto que foi vendido a R$ 90 bilhões e esse recurso não veio para a União”, cobrou Lira.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a criticar a Petrobras em razão dos seguidos reajustes e afirmou, novamente, que a estatal precisa rever sua política e a falta de investimentos energéticos. Para ele, a empresa não pode focar apenas em distribuir recursos para os acionistas, enfatizando que o objetivo da discussão não é mudar a política de preços da empresa nem a diretoria.

“Não há conversa de bastidor nem para se mudar a política de preço nem a sua diretoria. Ali funciona no automático. Joaquim Luna e Silva disse que a empresa não faz política pública. Ninguém está falando de programa social nem de política pública. Estamos tratando do monopólio absurdo do gás de cozinha e da falta de investimento energético. É uma empresa predominantemente pública, e o que existe ali é uma política que precisa ser revista, porque atualmente só distribui os recursos”, criticou Lira durante entrevista para a Rádio CNN nesta quarta-feira (13). “Queremos saber o que aconteceu com o gasoduto que foi vendido a R$ 90 bilhões e esse recurso não veio para a União”, cobrou o parlamentar.

O presidente da Câmara discute uma proposta que altera a cobrança do ICMS dos combustíveis, com o objetivo de baixar os preços. A proposta ainda não tem data para ir ao Plenário.