Arthur Lira
Arthur Lira (PP-AL) esteve reunido com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para debater o aumento das tarifas de energia elétrica no país.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (18) que espera sensibilidade por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e das distribuidoras para a redução das tarifas de energia elétrica no país. Lira esteve reunido durante a manhã com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para debater o aumento das contas de luz e o projeto legislativo que suspende o reajuste tarifário anual de 2022.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada que possa, a partir desse momento, ter o encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de ser contratual, pode ser minimizado num momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, declarou Lira.

Para o presidente da Câmara, a busca por uma solução deve ser rápida. “Esperamos uma resposta num prazo bastante curto para que a Câmara possa discutir dentro do Congresso Nacional, na pauta do Plenário, ou não, a solução para esse problema, que eu espero que venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras que fazem das concessões, nesse momento do Brasil, um tema de muita discussão", afirmou Lira. “Esperamos ao final do dia, depois de algumas reuniões, possamos ter um encaminhamento das discussões que acontecerão nas comissões temáticas da Casa.