O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o atraso na aprovação do Orçamento foi decorrente de dificuldades criadas pelo seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebatendo a avaliação feita pelo parlamentar.

No domingo (18), ao Estadão, Maia disse que o Orçamento está "falido" e "capturado pelos projetos paroquiais", uma vez que o volume de emendas parlamentares é maior do que os recursos destinados aos projetos do governo.

Nesta segunda-feira (19) Lira se manifestou no Twitter em reação às críticas de Maia. Segundo o presidente da Câmara, o Orçamento só conseguiu ser aprovado depois das eleições dos novos presidentes da Câmara e do Senado por conta das "dificuldades criadas pela gestão do meu antecessor e os seus compromissos políticos".

"Agora, depois de aprovado com amplo acordo que incluiu o governo, as críticas são injustas e oportunistas, cabendo ao governo propor soluções que atendam às demandas acordadas durante a votação, respeitando todos os limites legais e o teto de gastos", declarou Lira.