Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a dizer nesta terça-feira (22) que as PECs dos combustíveis estão "definitivamente afastadas". O deputado defendeu os projetos de lei que tramitam no Senado ao participar do evento CEO Conference 2022 promovido pelo BTG Pactual. Na semana passa, Lira já havia dito que as propostas tinham "perdido a força".

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é o relator dos projetos que propõem, entre outras iniciativas, a estabilização de preços dos combustíveis e a alteração do modelo de cobrança do ICMS. Duas PECs foram apresentadas para tentar conter a alta dos combustíveis. A proposta do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) prevê a redução de tributos sobre combustíveis sem compensações e foi apelidada de "PEC Kamikaze" pela equipe econômica.

Já o deputado Christino Áureo (PP-RJ) apresentou uma PEC semelhante, mas que contou com o aval da Casa Civil. A proposta de Fávaro teria um impacto estimado em R$ 100 bilhões e a de Áureo, cerca de R$ 54 bilhões.